FAMAT e SIGrad lançam catálogo de serviços no Sistema de Atendimento Sagitta para alunos de matemática

A Faculdade de Matemática (FAMAT) e a Secretaria Integrada de Graduação (SIGrad) trabalham em parceria para oferecer aos alunos de matemática do Campus de Bragança um catálogo de serviços no Sistema de Atendimento Sagitta. O objetivo é tornar mais fácil e acessível a solicitação de serviços acadêmicos específicos do curso e que não estão disponíveis no catálogo de serviços da SIGrad.

Com a disponibilidade desses serviços online, os alunos da FAMAT agora podem solicitar atendimento sem precisar se deslocar até a Faculdade, economizando tempo e recursos. A plataforma Sagitta foi desenvolvida para facilitar a vida acadêmica dos estudantes, permitindo que eles cadastrem solicitações de forma remota e recebam suporte online para qualquer dúvida ou problema que possam enfrentar durante o processo.

No momento, os serviços disponíveis para solicitação pelos alunos da FAMAT por meio do Sagitta incluem crédito em atividade acadêmico-científica, matrícula em estágio, matrícula em TCC e crédito no TCC com base Instrução Normativa 01/2023 PROEG (Consulte aqui a lista completa). No entanto, outros serviços poderão ser adicionados no futuro, de acordo com as necessidades específicas da faculdade.

Para solicitar atendimento por meio do Sagitta, os discentes da FAMAT devem acessar o sistema por meio do link https://sagitta.ufpa.br/sagitta/ e autenticar-se com o mesmo usuário e senha do SIGAA. Em seguida, eles devem selecionar a unidade prestadora CBRAG - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA e, na guia Faculdade de Matemática - FAMAT, selecionar o Serviço Direção FAMAT para ver a lista de assuntos disponíveis para abertura de chamado. Uma vez que os alunos tenham selecionado o assunto desejado, eles podem preencher os formulários de solicitação online e enviar suas solicitações diretamente por meio do sistema. Além disso, os alunos podem acompanhar o andamento de suas solicitações e receber atualizações em tempo real via e-mail sobre o progresso de suas solicitações.

Para o Diretor da FAMAT, Prof. Dr. Eizardo Fabrício Lima Lucena, "a oferta de serviços acadêmicos online é uma importante inovação, uma vez que permite que os alunos gerenciem suas vidas acadêmicas de maneira mais eficiente, especialmente em tempos de distanciamento social. Os estudantes podem agora solicitar créditos para atividades acadêmicas, por exemplo, por meio da plataforma, sem precisar agendar uma visita à faculdade. Além disso, os alunos podem receber atualizações em tempo real sobre o status de suas solicitações"

O técnico responsável pela implantação do Sistema de Atendimento Sagitta para a FAMAT, Rubenilson Procópio Brito, explicou que a ideia de disponibilizar um catálogo de serviços online surgiu a partir de uma demanda específica do Diretor da FAMAT, Prof. Dr. Elizardo Fabrício Lima Lucena. De acordo com Rubenilson, "alguns serviços acadêmicos já oferecidos no Sagitta pela SIGrad não atendiam às necessidades específicas da FAMAT, devido à natureza peculiar do curso de matemática. Como resultado, a Direção da FAMAT trabalhou em colaboração com a SIGrad para desenvolver uma solução que atendesse às necessidades específicas dos alunos de matemática.

O técnico acrescenta que "antes da implementação do catálogo de serviços no sagitta, os alunos da FAMAT precisavam fazer solicitações por e-mail ou presencialmente. Essa abordagem tinha algumas desvantagens significativas. Por exemplo, o processo de solicitação por e-mail pode levar mais tempo, pois o aluno precisaria enviar um e-mail para a pessoa responsável pelo serviço e aguardar a resposta. Além disso, existe o risco de que o e-mail seja perdido ou que haja algum problema de comunicação, o que pode resultar em atrasos e erros na solicitação. Da mesma forma, a solicitação presencial também pode ser inconveniente para os alunos, especialmente aqueles que vivem em áreas distantes do Campus. Eles teriam que se deslocar pessoalmente até a faculdade para fazer suas solicitações, o que pode ser caro e demorado".

Com a iniciativa, espera-se que outras faculdades do Campus também possam se beneficiar desse projeto.

Publicado: 01 de março de 2023