Perguntas Frequentes sobre Sagitta

O que é o Sagitta?

Sistema de Atendimento Sagitta apresenta os serviços institucionais através de um catálogo de serviços com a possibilidade de solicitação de atendimento via web, provendo o acompanhamento das solicitações, desde a criação da chamada até o seu fechamento e avaliação serviço prestado.

Ao selecionar um serviço você obtém maiores informações do que se trata, quem é o responsável, qual o escopo e o horário de suporte.

Para cada serviço o Sagitta oferece uma lista de assuntos para os quais você pode abrir uma chamada. O prazo de atendimento para cada assunto é especificado, assim como o perfil que pode solicitá-lo.

Qualquer unidade da UFPA poderá ter seus serviços disponíveis no Sagitta.

Como faço para acessar o Sagitta?

O acesso se dá pelo link .https://sagitta.ufpa.br/sagitta/, utilizando o mesmo usuário e senha do SIG-UFPA (SIGAA, SIGRH e SIPAC).

A Secretaria Integrada de Graduação do Campus de Bragança (SIGrad/CBRAG) tem seu catálogo de serviços no Sagitta?

Sim.

Como encontro o catálogo de serviços da SIGrad/CBRAG no Sagitta?

Ao autenticar-se no Sistema, o usuário deve informar para qual unidade deseja atendimento. Escolha a Unidade Prestadora CBRAG - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA, em seguida será exibido o catálogo de serviços do CBRAG incluindo da Secretaria Integrada. Basta selecionar o serviço e o assunto desejado e cadastrar a chamada.

Como faço a abertura de uma chamada?

Após selecionar o serviço e assunto desejado, é só preencher o formulário de abertura de chamada (Os campos com um asterisco azul são de preenchimento obrigatório). É preferível que no campo “Solicitação” seja inserida uma descrição breve e clara do problema que está acontecendo, para facilitar o atendimento. Após preencher corretamente todos os campos necessários, deve-se clicar em “Criar Chamada”. Logo em seguida, irá aparecer uma nova tela com as informações do chamado, e o número dele, para controle.

Criei uma chamada equivocada. Posso cancelar?

Logo após a criação de uma Chamada, ela fica primeiramente com a situação “Nova”. Enquanto ela permanecer com este status, o usuário solicitante poderá realizar o cancelamento da Chamada. Essa possibilidade de cancelar a Chamada existe para o caso do usuário criar uma chamada de forma equivocada ou caso o problema já esteja resolvido. Na página de visualização da Chamada, no lado direito na parte inferior da página, existe um campo de texto que deve ser preenchido com o motivo do cancelamento. Depois é só clicar no botão “Cancelar Chamada”, então será aberta uma janela de confirmação de cancelamento, conforme ilustrado na figura abaixo.

Para confirmar o cancelamento, basta clicar no botão “Sim”; se desistir, basta clicar no botão “Não”.

Como acompanho o andamento de uma chamada?

Para acompanhar o andamento do chamado, o usuário deve autenticar-se no sistema, e clicar em “Ver Chamadas”, lá existe uma lista com os chamados que o usuário criou. Então, deve-se clicar no chamado em questão, e verificar o andamento.

Quais serviços a Secretaria Integrada disponibiliza no Sagitta?

Os principais são:

  • Solicitar Aproveitamento de Estudos;

  • Solicitar Revisão de Conceitos, Abono de Falta e Segunda Chamada;

  • Solicitar Exercício Domiciliar;

  • Solicitar Ajuste de Matrícula Fora do Prazo;

  • Solicitar Mudança de Turno/Matriz Curricular/Modalidade/PPC;

  • Solicitar Documentos;

  • Outros assuntos não listados acima.

Sou obrigado a usar o Sagitta para ser atendido pela Secretaria Integrada?

Não. Embora recomendado o uso, o Sagitta é apenas uma ferramenta adicional com a possibilidade de solicitação e acompanhamento de atendimento via web. O usuário, caso deseje, poderá procurar a Secretaria Integrada para ser atendido presencialmente, enviar e-mail para sigradbraganca@ufpa.br ou ligar para (91) 3201-7177.